Teologia: O Símbolo da Cruz e seus Significados

Nas igrejas de confissão católica, é de praxe ver a cruz na parede de trás do altar. Às vezes, sobre o próprio altar e até mesmo em outras ornamentações. Nas casas dos católicos é comum ver ao menos uma cruz em algum local. Embora seja um símbolo bastante antigo, ele é completamente atemporal. Importante pontuar que, nos últimos anos, ele vem sendo amplamente estudado em cursos de pós-graduação em Teologia, tamanho é um seu significado para milhões de pessoas no mundo. 

 

Por outro lado, em muitos ambientes públicos e alguns privados a vemos pendurada em alguma parede. Esse símbolo marca não somente a presença da fé católica que permeia a religiosidade brasileira e da América Latina, mas é o símbolo do cristão que tem algo a nos dizer na atualidade.

 

Pós-graduação em Teologia
(Reprodução: iStock)

Não queremos esgotar o que o símbolo da cruz pode representar a nós cristãos, mas quero me deter em apenas um: seguimento. E baseio essa reflexão nos Evangelhos Sinóticos (Mateus, Marcos, Lucas) nos quais encontramos o chamado de Jesus aos seus discípulos: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.

 

O Senhor com essa exortação está sendo muito sincero com seus discípulos, afirmando que para seguir a pessoa Dele é necessário renunciar a si mesmo, ou seja, deixar muitas coisas para trás para caminhar segundo o projeto do Mestre. 

 

Além disso, é necessário tomar a cruz. Isso significa que ao renunciar a si mesmo e segui-lo é necessário carregar o peso que a mensagem evangélica faz recair sobre nossos ombros e que o seguimento de Jesus comporta.

O verdadeiro caminho de Cristo que muitos ainda na Teologia não conhecem

O caminho de Jesus não é o caminho do mundo cheio de fama, status, sucesso, poder, ambições. É um caminho permeado de pedras e espinhos que para vivenciar é preciso ser firme na fé em Cristo sabendo que a recompensa não está nesse mundo, mas na glória da vida eterna.

 

Assim, o símbolo do cristão é a cruz. E esse símbolo para nós deixa claro as implicações que ser cristão dá a nós: rejeição, incompreensão, fadigas. Para além de um símbolo em nossas igrejas ou paredes, em nossas casas ou ambientes públicos, a cruz deve ser um propósito acolhido em nosso coração e nossa mente.

 

Esse propósito recebido e compreendido, não pelos outros mas por nós mesmos, possibilita que façamos a vontade de Cristo: seguir a ele anunciando a Boa Nova do Evangelho, vivendo de modo que as nossas atitudes se assemelhem a cruz de Cristo, não só como símbolo, mas como propósito vivencial.

A importância de enxergar o verdadeiro significado da cruz

Quando enxergarmos uma cruz em nosso cotidiano, que possamos ver nela não um objeto ou ornamento, mas lembrarmos que Aquele que carregou ela, que foi pregado nela e que anunciou ela, é a quem devemos seguir.

 

O verdadeiro significado da cruz deve ser facilmente abraçado por nós. Além disso, é importante estudá-lo. Atualmente, há diversas opções de cursos de pós-graduação em Teologia que visam estudar e interpretar corretamente a cruz e seus significados, além de melhor interpretação da Bíblia, para melhor compreensão da mensagem que Cristo trouxe à Terra.

 

Texto por Dr. Erik Dorff Schmitz

Dr. Erik Dorff Schmitz é Doutor e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Graduando em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina – FACASC, Bacharel em Filosofia pela Faculdade São Luiz – FSL.