Teologia e o Menino Jesus no Templo: Crescendo em Sabedoria, Estatura e Graça

ERelendo o texto bíblico de Lucas, vemos que Jesus aos doze anos de idade, teve que realizar uma peregrinação a Jerusalém para um recenseamento a mando do Império Romano. Essa passagem é amplamente comentada no mundo teológico. Atualmente, especialmente em cursos de pós-graduação em Teologia, tamanha é a sua importância para os cristãos. 

 

Indo com sua família junto a comitiva, ele em certo momento se separa do grupo e é encontrado no templo com os doutores da lei. Vejamos o que o texto na Bíblia nos apresenta: “E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.

Pós-graduação em Teologia
(Reprodução: PgnTree)

Pensando, porém, eles que viriam de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam no entre os parentes e conhecidos; E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.

Teologia e a Inteligência de Jesus

E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? Eles não compreenderam as palavras que lhes dizia. E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito.

 

E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.  Crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” (Lc 2,41-52) O texto nos mostra que após Maria e José terem dado conta da perda do Menino, 

 

Essa Graça que Jesus emana é uma das coisas mais importantes da Teologia. Atualmente, cursos de pós-graduação em Teologia já discutem a intensidade na qual ela existe, especialmente visando compreender minimamente os seus efeitos incríveis nos seres terrestres. 

Deslumbrando sua graça, Ele é encontrado, no templo, conversando com os doutores da lei. Foi encontrado, no meio dos mestres, escutando, fazendo perguntas e respondendo. O reencontro do Filho no templo por Maria e José, nos apresenta que a imagem da família que é sagrada.

A Maior Graça que Existe no Plano de Deus

Ela não é uma realidade apenas cultural ou sociológica. Ela é um projeto de Deus em nossas vidas, e que nós cristãos, temos o dever de resgatar o plano do Senhor para a família e para sua sacralidade.

Que seja a família o Santuário da vida, lugar onde Deus habita, onde possamos encontrar o Menino Jesus e o projeto de salvação que Deus tem para nós.

Que a Sagrada Família de Nazaré, ilumine as nossas famílias, para que encontremos nelas nossa história humana e divina. Por fim, que nossas crianças, possam crescer em “sabedoria, estatura e graça, diante de Deus” a exemplo do Menino Jesus.

Sendo assim, compreende-se a família como uma das maiores Graças do Plano de Deus. Por ser de graça infinita, é necessário compreendê-la minimamente. Atualmente, existem cursos de pós-graduação em Teologia focados em entender o poder da Graça de Deus e sua relação com a família. Isso para poder aperfeiçoar quem busca apoio nas Escrituras. 

 

Texto por Prof. Dr. Erik Dorff Schmitz

Prof. Dr. Erik Dorff Schmitz é Doutor e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Graduando em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina – FACASC, Bacharel em Filosofia pela Faculdade São Luiz – FSL.

Iluminando Mentes, Transformando Vidas.

Ibrateo

Cursos

Graduação (Em Breve)

Suporte

Politicas

Termos

Política de Privacidade

Condições

© 2023 Desenvolvido por Ibrateo