A doutrina da criação é um dos fundamentos da teologia bíblica e se apresenta como um mistério que ultrapassa a compreensão humana, mas que pode ser parcialmente compreendido por meio da revelação divina. Nos cursos de pós-graduação em Teologia, é um tema frequentemente discutido, tamanha é a sua importância no cristianismo.
A Sagrada Escritura oferece diferentes perspectivas sobre a criação, desde a sua narrativa no livro de Gênesis até sua compreensão teológica nas epístolas do Novo Testamento.

Neste texto, analisaremos a criação sob a ótica bíblica, teológica e filosófica, considerando suas implicações para a fé cristã.
A Doutrina da Criação em Gênesis: Narrativa e Teologia
A criação é relatada principalmente em Gênesis 1–2, onde são apresentadas duas narrativas distintas, porém complementares:
A Criação em Seis Dias (Gênesis 1:1–2:3)
O primeiro relato apresenta uma estrutura ordenada em que Deus cria o universo em seis dias e descansa no sétimo.
Cada ato criativo é introduzido pela frase “E disse Deus…”, evidenciando a criação ex nihilo (do nada), pela palavra divina (HEIDEL, 2009). O primeiro relato é detalhado da seguinte maneira:
- Primeiro dia: luz e separação das trevas.
- Segundo dia: separação entre águas superiores e inferiores. • Terceiro dia: aparecimento da terra seca e vegetação.
- Quarto dia: sol, lua e estrelas.
- Quinto dia: aves e animais marinhos.
- Sexto dia: animais terrestres e o ser humano.
- Sétimo dia: descanso divino.
Essa narrativa enfatiza a soberania de Deus, a ordem cósmica e a bondade da criação (“E viu Deus que era bom”).
Por ser a primeira narrativa da doutrina da criação, ela é alvo de estudos em cursos de pós-graduaçaõ em Teologia. Na prática, isso ocorre devido ao seu contexto amplo, que é interpretado de várias maneiras no cristianismo.
O Relato Yahwista (Gênesis 2:4-25)
O segundo relato, mais antropocêntrico, apresenta a criação do homem antes dos outros elementos da natureza.
Deus forma o ser humano do pó da terra e sopra nele o fôlego da vida. Essa descrição destaca a relação íntima entre Deus e o ser humano e enfatiza o papel de Adão e Eva no Éden.
O Mistério da Criação na Tradição Bíblica
Além de Gênesis, outras passagens da Bíblia exploram a doutrina da criação, sendo elas:
O Livro de Jó e a Criação como Mistério
Em Jó 38–41, Deus questiona Jó sobre os fundamentos da criação, ressaltando que a sabedoria humana é limitada diante do Criador. O discurso divino apresenta imagens poéticas da criação como um ato soberano e incompreensível.
Os Salmos e a Adoração ao Criador
Os Salmos celebram a criação como manifestação do poder e glória de Deus:
- Salmo 19:1 – “Os céus declaram a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”.
- Salmo 104 – Descreve a provisão divina na natureza.
Esses textos demonstram que a criação não é apenas um evento passado, mas uma realidade contínua sustentada por Deus.
O Novo Testamento: Cristo e a Criação
No Novo Testamento, Cristo é identificado como agente da criação:
- João 1:1-3 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (…). Todas as coisas foram feitas por Ele”.
- Colossenses 1:16-17 – “Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra”.
A teologia paulina revela que a criação é orientada para Cristo e que, por meio dele, ocorre a nova criação (2 Coríntios 5:17).
A teologia paulina sempre foi alvo de estudos. Atualmente, nos cursos de pós-graduação em Teologia, ela é bastante estudada. Isso ocorre para que haja um debate sério a respeito de suas mensagens.
Reflexões Filosóficas e Teológicas sobre a Doutrina da Criação
Existem algumas reflexões comuns sobre a doutrina da Criação, sendo que as mais conhecidas são:
A Criação e o Problema do Tempo
Santo Agostinho (1997) argumenta que Deus criou o tempo junto com o mundo e, portanto, a criação não ocorreu “dentro” do tempo, mas foi um ato atemporal da vontade divina.
4.2. Criacionismo e Ciência
A interpretação da criação gera debates entre criacionistas e cientistas.
Enquanto o criacionismo bíblico defende uma leitura literal da criação, a teologia contemporânea busca harmonizar a fé com as descobertas científicas, considerando o evolucionismo teísta como uma possibilidade (COLLINS, 2006).
O mistério da criação, ou doutrina da criação, como revelado na Sagrada Escritura, não pode ser plenamente compreendido, mas aponta para a soberania de Deus e sua relação com o mundo.
A narrativa bíblica destaca a ordem, bondade e finalidade da criação, enquanto os textos sapienciais e neotestamentários ampliam sua compreensão teológica.
O estudo da criação continua sendo um tema central na teologia cristã, exigindo diálogo entre fé, filosofia e ciência.
Sendo assim, para estudar melhor a doutrina da criação, é essencial estudo. Para isso, atualmente uma boa opção é a pós-graduação em Teologia, que se tornou um pilar educacional incrível para quem busca melhor compreensão das Escrituras.
Texto por Prof. Dr. Erik Dorff Schmitz
Erik Dorff Schmitz é Doutor e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Graduando em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina – FACASC, Bacharel em Filosofia pela Faculdade São Luiz – FSL.