Reflexão na Teologia: Tu és o Cristo

Em nossa caminhada cristã somos educados desde cedo a reconhecer a pessoa de Jesus Cristo. Mas para nós, quem é Jesus? Os discípulos em sua caminhada pedagógica com o Mestre tiveram dificuldades em reconhecer quem é Ele. A compreensão da assimilaridade de Jesus em nossas vidas é essencial para o nosso crescimento. Nos últimos anos, a Teologia estudou e ampliou os horizontes de muitos que desejam buscar a Cristo, especialmente em cursos de pós-graduação em Teologia. 

Pós-graduação em Teologia
(Reprodução: PgnTree)

Uma passagem do Evangelho de Mateus nos mostra o momento em que Pedro reconhece Jesus como o Cristo, o Ungido de Deus, o Senhor e Salvador. 

 

“Chegando Jesus à região de Cesareia de Filipe, perguntou aos seus discípulos o que as pessoas diziam dele, e quem eles achavam que ele era. O texto nos diz: Chegando Jesus à região de Cesareia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os outros dizem que o Filho do homem é?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”. “E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não foi revelado a você por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Eu darei a você as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus“. (Mt 16, 13-19).

 

Pedro é o primeiro a reconhecer Jesus como o Cristo, e é confirmado na fé para professar e sustentar o apostolado das primeiras comunidades até ser martirizado. Para nós, em nossa caminhada de fé, é um longo caminho de aprendizado e discipulado para reconhecer Jesus como o Cristo.

A difícil missão de reconhecimento do Cristo para muitos da Teologia

Mesmo que ouvimos isso em nossas igrejas, em grupos de pastoral, em catequeses, ter uma atitude cristã que reconhece Jesus como Senhor e Salvador nem sempre é fácil. Somos titubeantes na fé, somos medrosos, nos iludimos com as paixões do mundo, temos medo de seguir a cruz…

 

Nessa caminhada de altos e baixos na fé é comum que desanimemos, que nos sintamos fracos, sozinhos, desiludidos. Isso tudo, muitas vezes é uma grande pedagogia que o Senhor faz conosco para nos testar se somos fiéis a ele e seu projeto.

 

De fato, pode nos levar uma vida inteira para reconhecermos genuinamente que Jesus é o Cristo, o nosso Salvador. Não desanimemos. Se aos discípulos e inclusive a Pedro foi difícil e demorado reconhecer a Jesus como Cristo, muitas vezes a nós também.

 

Essa compreensão e reconhecimento pode ser amplamente aperfeiçoada, especialmente a partir do estudo avançado da Teologia. Atualmente, a pós-graduação em Teologia almeja orientar muitas pessoas a reconhecer mais facilmente a presença de Cristo. 

 

O Senhor é paciente, é sábio, e bondoso, Ele sabe esperar um filho seu cair e se levantar, rejeitar e depois retornar, para daí sim amadurecer na fé e reconhecer que ele é o Senhor. Que possamos permanecer firmes e pacientes na fé pessoal de Jesus, até reconhecê-lo como Cristo em nossas vidas e assim podermos anunciá-lo a outros irmãos e irmãs que ainda não o reconhecem.

 

Reconhecer Jesus é uma das maiores missões que possuímos. Para melhor avançar nesse quesito, há diversas oportunidades, incluindo o estudo aprofundado das Escrituras, que pode ser aperfeiçoado a partir de um curso de pós-graduação em Teologia, pois este possui discussões claras e pertinentes sobre a obra e trajetória de Cristo.

 

Texto por Dr. Erik Dorff Schmitz

Dr. Erik Dorff Schmitz é Doutor e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Graduando em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina – FACASC, Bacharel em Filosofia pela Faculdade São Luiz – FSL.