Reflexão na Teologia: A Profissão de Fé de Pedro

No capítulo 21 do Evangelho de João, temos a conhecida profissão de fé de Pedro na qual ele demonstra seu amor pelo Mestre, mas ao mesmo tempo é desafiado por Jesus ao ser questionado três vezes. O estudo analítico deste Evangelho é tema de diversos debates no mundo da Teologia. Atualmente, a pós-graduação em Teologia se tornou especialista na compreensão correta deste e tantos outros textos bíblicos, visando melhor entendimento do que a mensagem visa transmitir. 

Vamos retomar o texto bíblico. Após a ressurreição Jesus aparece aos discípulos no mar de Tiberíades, e ao seguirem suas ordens fazem uma grande pesca e comem na praia.

Pós-graduação em Teologia
(Reprodução: Freepik)

No capítulo 21 do Evangelho de João, após a refeição Jesus se dirige a Pedro dizendo: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”. Novamente Jesus disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Pastoreie as minhas ovelhas”.

 

Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama?” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.

O teste da fé de Pedro e a sua relação com a nossa vida e a Teologia

Jesus ao perguntar três vezes a Pedro faz uma recordação do fato de que o mesmo negou o Senhor três vezes antes da Paixão. Pedro percebe isso e fica magoado. Mas para reforçar a fé de Pedro e prepará-lo para o que há de vir, ele precisa perguntar três vezes.

O Senhor está fazendo com que Pedro perceba a missão que terá pela frente de confirmar também a fé dos outros discípulos e da Igreja primitiva. Por isso, a fé de Pedro precisa ser testada após ele ter negado o Senhor.

O estudo da fé de Pedro é uma das missões mais emblemáticas que podemos ter, pois ela possui um grande paralelo com nossas vidas.

Nos últimos anos, a importância de compreender esta fé vem sendo fortemente estudada na Teologia, especialmente na pós-graduação em Teologia, que visa estudar e reconhecer corretamente a mensagem que Jesus busca nos transmitir. 

 

É importante mencionar que, da mesma forma que fez com Pedro, Jesus faz conosco. Pergunta todos os dias se o amamos. Questiona se somos capazes de cuidar também das suas ovelhas. Indaga se conseguimos deixar a praia e se encorajar a ir em águas mais profundas. Se a nossa fé for titubeante como a de Pedro antes da Paixão, não seremos capazes de reconhecer e acolher o Senhor em nossas vidas. 

 

Mas, se tivermos a docilidade de após estarmos por um tempo no barco com Jesus e reconhecê-lo, podemos conversar com o Mestre e dizer a ele: Senhor, tu sabes que eu te amo.

3 Pontos Essenciais para a Nossa Fé

Para isso, nossa fé precisa estar centrada em três pontos: na leitura e escuta da Palavra de Deus; na percepção dos sinais que Ele nos dá, e na abertura do coração a voz do Senhor. Somente assim poderemos reconhecer Jesus quando ele se apresentar a nós e nos perguntar: tu me amas?

 

A leitura e escuta da Palavra de Deus deve sempre ser aprimorada, para melhor entendimento do Evangelho. Eventualmente, essa busca parte de um viés avançado e, para isso, existem cursos de pós-graduação em Teologia que buscam nos ensinar claramente a interpretar as mensagens que a Bíblia nos oferece.

Texto por Dr. Erik Dorff Schmitz

Dr. Erik Dorff Schmitz é Doutor e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Graduando em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina – FACASC, Bacharel em Filosofia pela Faculdade São Luiz – FSL.