Imago Dei: O ser humano, imagem de Deus

A doutrina da imago Dei (imagem de Deus) é um dos conceitos centrais  da teologia cristã, fundamentado na afirmação bíblica de Gênesis 1:26-27:  “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Sendo considerado um conceito essencial para o cristianismo, a doutrina da imago Dei é amplamente estudada em cursos de pós-graduação em Teologia atualmente.

 

Essa  declaração estabelece a dignidade única do ser humano e sua relação especial  com Deus, diferenciando-o do restante da criação.

imago Dei
(Reprodução: iStock)

A partir dessa perspectiva,  este texto abordará o significado teológico da imagem de Deus, suas implicações  morais e espirituais, e seu impacto na relação do ser humano com o mundo. 

O Significado da imago Dei

A expressão imago Dei tem sido interpretada de diversas maneiras ao  longo da história. Três abordagens principais se destacam: 

 

Imagem Substancial

 

Sustenta que a imagem de Deus se refere  às capacidades racionais, espirituais e morais do ser humano. Teólogos  como Agostinho de Hipona argumentavam que a razão e a vontade livre  refletem atributos divinos. 

 

Imagem Funcional

 

Defende que o ser humano reflete a imagem  de Deus por meio do domínio e administração da criação (Gn 1:28).  Segundo essa visão, ser à imagem de Deus implica em exercer cuidado sobre o mundo, refletindo a soberania divina. 

 

Imagem Relacional

 

Enfatiza que a imago Dei se manifesta na  capacidade humana de relacionar-se com Deus e com o próximo. Essa  interpretação é sustentada por Karl Barth, que argumentava que a  Trindade é um modelo para as relações interpessoais humanas. 

 

Essas perspectivas não se excluem, mas se complementam, apontando  para a complexidade da natureza humana como reflexo do Criador. 

As Consequências da Queda e a Redenção da Imagem 

A queda do ser humano, conforme relatado em Gênesis 3, corrompeu, mas  não destruiu a imagem de Deus.

 

O pecado distorceu a moralidade, a razão e a  relação com Deus e com o próximo.

 

No entanto, mesmo após a queda, a  Escritura reafirma essa dignidade: “Quem derramar o sangue do homem, pelo  homem seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem à sua imagem”  (Gn 9:6). 

 

A restauração da imago Dei ocorre plenamente em Cristo. O Novo  Testamento identifica Jesus como a “imagem do Deus invisível” (Cl 1:15) e  ensina que os crentes são transformados à sua semelhança pelo Espírito Santo  (2Co 3:18).

 

A redenção não apenas recupera a imagem divina no homem, mas  a leva à sua plenitude. 

 

Nos últimos anos, o estudo da redenção da imagem tem sido amplamente debatido em cursos de pós-graduação em Teologia, a fim de criar uma discussão sadia sobre o seu significado.

Implicações Éticas e Sociais 

 

A imago Dei fundamenta a ética cristã e os direitos humanos, pois implica  que toda vida humana tem valor intrínseco. Isso sustenta princípios como: 

 

  • Dignidade Humana: Todo ser humano merece respeito,  independentemente de raça, gênero ou condição social. 
  • Responsabilidade Moral: Como portadores da imagem divina,  devemos refletir o caráter de Deus em nossas ações. 
  • Mordomia da Criação: A administração responsável do meio  ambiente reflete nossa vocação dada por Deus. 

A Importância da imago Dei

 

O conceito da imago Dei nos lembra que fomos criados para refletir Deus  em nosso caráter, relacionamentos e ações no mundo.

 

Embora o pecado tenha  corrompido essa imagem, a redenção em Cristo nos restaura para viver conforme o propósito divino.

 

Assim, compreender e viver à luz dessa verdade  transforma nossa visão sobre Deus, sobre nós mesmos e sobre os outros.

 

Por esse direcionamento, podemos dizer que a imago Dei é um ótimo alvo de estudos para os líderes religiosos. Assim como outros temas, ele é extremamente relevante nos cursos de pós-graduação em Teologia, tamanha é a sua importância para quem busca conhecer as Escrituras.

 

Texto por Prof. Dr. Erik Dorff Schmitz

Erik Dorff Schmitz é Doutor e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC;  Graduando em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Bacharel  em Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina – FACASC, Bacharel em Filosofia pela  Faculdade São Luiz – FSL.

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