Extraído do Livro Espiritualidades contemporâneas de Cláudio Ribeiro
Teologia no Plural, certificado pela Universidade Metodista de São Paulo no diretório de grupos de pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), e por mim liderado, reúne estudantes de teologia e de ciências da religião e tem se preocupado com a importância da lógica plural para o método teológico.
Em resumo, partimos da identificação de aspectos que, nas últimas décadas, têm limitado ou facilitado o alargamento do método e consequentemente oferecido menor ou maior capacidade de formulação de respostas teológicas con- sistentes diante da complexidade da realidade social latino-ame- ricana, em especial a diferença cultural nas linguagens da religião no Brasil e o pluralismo religioso.
O grupo está integrado à área “Linguagens da religião”, dentro da linha de pesquisa “Teologia das religiões e cultura” do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, da Univer- sidade, e nela responde ao eixo temático “Conhecimento Social, Mediações Socioculturais e Inclusão para a Cidadania”. Ele está articulado com o já referido Grupo de Trabalho “Espiritualidades contemporâneas, pluralidade religiosa e diálogo”, coordenado pe- los professores Roberlei Panasiewicz (PuC-Minas), Gilbraz Ara- gão (UnICap-pe) e por mim (Umesp).
Em linhas gerais, o Gt se orienta da seguinte forma:
Diante do contexto culturalmente plural em que nos en- contramos e que desafia as tradições religiosas, acreditamos estar frente a uma grande oportunidade para o diálogo entre as diver- sas religiões. Sem renegar ou desconhecer o que há de único e ir- revogável em cada religião, trata-se de perceber, no convívio com a diversidade, o que é essencial em cada tradição e, portanto, de manifestar um dinamismo espiritual que está entre e para além das religiões. Incluem-se nessa espiritualidade aquelas expressões laicas e sem deus e o diálogo inter-religioso que elas todas propor- cionam faz repensar o compromisso ético das religiões para com a paz mundial. O Gt está aberto ao debate de pesquisas sobre a aplicação da espiritualidade no cotidiano; aos estágios do desen- volvimento da experiência espiritual e a função da meditação, bem como sobre os desvios do comportamento supersticioso e do misticismo. Estuda a pluralidade religiosa atual e tendências de diálogo na contemporaneidade. Esperamos, com tais discussões, propor respostas para aqueles que negam qualquer validade da religião na sociedade contemporânea e, talvez, o caminho para uma nova compreensão da religiosidade, que se contraponha ao flagrante fundamentalismo religioso de nossos dias. Pretendemos subsidiar, teoricamente, as práticas de diálogo inter-religioso que vêm sendo ensaiadas com apoio dos Programas de Ciências da Religião e Teologia no Brasil, para verificar a plausibilidade de uma mística comum e transreligiosa para o nosso tempo de trans- formações axiais.
Com essa perspectiva, organizamos o seminário e mostra- mos os seus principais conteúdos. Na primeira parte do livro, “Pluralismo religioso e diálogo”, apresentamos o registro das conferências principais do evento, cujos conteúdos norteiam as preocupações teóricas do grupo.
Trata-se das contribuições de Roberlei Panasiewicz em “O paradigma pós-religional desafia a teologia do pluralismo religioso”, de Gilbráz Aragão em “Pers- pectivas transreligiosas e o estudo das religiões” e de Claudio de Oliveira Ribeiro em “Pluralismo religioso, democracia e direitos humanos”.
A segunda parte do livro, “Pluralidade religiosa no Brasil”, sintetiza os conteúdos de um painel sobre a diversidade religio- sa brasileira, especialmente a inerente a vivência interna de cada grupo. Reconhecemos que muitas outras expressões religiosas poderiam constar do debate, mas nossa delimitação seguiu cri- térios internos das atividades mais recentes do grupo. Em linhas gerais, apresentamos reflexões em torno dos seguintes temas: “A diversidade religiosa afro-brasileira e a formação teológica” (Érica Jorge, Faculdade Teológica Umbandista), “A pluralidade interna do catolicismo brasileiro” (Brenda Carranza, PuC-Campinas), “Caleidoscópio missionário: imagens da religião messiânica no Brasil” (Andréa Gomes Santiago Tomita, Faculdade
Messiânica) e “O respeito à alteridade e à diversidade religiosa: um olhar dos espíritas” (Franklin Félix de Lima, Movimento Espiritismo e
Di- reitos Humanos).
A terceira parte, “Experiências inter-religiosas e Direitos Humanos”, resume as exposições de três significativas iniciativas: “A experiência da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR)” (Babalawo Ivanir dos Santos), “O inter-religioso em Koi- nonia – Presença Ecumênica e Serviço” (Yaô Ana Martins Gual- berto) e “A experiência inter-religiosa no contexto cristão” (Pas- tora Lusmarina Campos Garcia). A segunda e a terceira partes foram editadas por Paulo Roberto Salles Garcia, de Bela Prosa.
Por fim, apresentamos um resumo das pesquisas desenvol- vidas pelo grupo Teologia no Plural, com a intenção de socializar os resultados e, com isso, abrir novos debates e indicar novas pers- pectivas para análises.
Nossa expectativa é que a leitura, a reflexão e o debate des- tes textos possam gerar novos enfoques, perspectivas e caminhos de aprofundamento de temas e situações tão complexas.