Teologia e a Doutrina da Criação na Sagrada Escritura

A doutrina da criação é um dos fundamentos da teologia bíblica e se  apresenta como um mistério que ultrapassa a compreensão humana, mas que pode ser parcialmente compreendido por meio da revelação divina. Nos cursos de pós-graduação em Teologia, é um tema frequentemente discutido, tamanha é a sua importância no cristianismo. 

 

A Sagrada  Escritura oferece diferentes perspectivas sobre a criação, desde a sua narrativa  no livro de Gênesis até sua compreensão teológica nas epístolas do Novo  Testamento.

doutrina da criação
(Reprodução: iStock)

Neste texto, analisaremos a criação sob a ótica bíblica, teológica e  filosófica, considerando suas implicações para a fé cristã. 

 

A Doutrina da Criação em Gênesis: Narrativa e Teologia

A criação é relatada principalmente em Gênesis 1–2, onde são  apresentadas duas narrativas distintas, porém complementares: 

 

A Criação em Seis Dias (Gênesis 1:1–2:3)

 

O primeiro relato apresenta uma estrutura ordenada em que Deus cria o  universo em seis dias e descansa no sétimo.

 

Cada ato criativo é introduzido pela  frase “E disse Deus…”, evidenciando a criação ex nihilo (do nada), pela palavra  divina (HEIDEL, 2009). O primeiro relato é detalhado da seguinte maneira:

 

  • Primeiro dia: luz e separação das trevas. 
  • Segundo dia: separação entre águas superiores e inferiores. • Terceiro dia: aparecimento da terra seca e vegetação. 
  • Quarto dia: sol, lua e estrelas. 
  • Quinto dia: aves e animais marinhos. 
  • Sexto dia: animais terrestres e o ser humano. 
  • Sétimo dia: descanso divino. 

 

Essa narrativa enfatiza a soberania de Deus, a ordem cósmica e a bondade  da criação (“E viu Deus que era bom”). 

 

Por ser a primeira narrativa da doutrina da criação, ela é alvo de estudos em cursos de pós-graduaçaõ em Teologia. Na prática, isso ocorre devido ao seu contexto amplo, que é interpretado de várias maneiras no cristianismo. 

 

O Relato Yahwista (Gênesis 2:4-25)

 

O segundo relato, mais antropocêntrico, apresenta a criação do homem  antes dos outros elementos da natureza.

 

Deus forma o ser humano do pó da  terra e sopra nele o fôlego da vida. Essa descrição destaca a relação íntima entre  Deus e o ser humano e enfatiza o papel de Adão e Eva no Éden. 

O Mistério da Criação na Tradição Bíblica 

Além de Gênesis, outras passagens da Bíblia exploram a doutrina da  criação, sendo elas:

 

O Livro de Jó e a Criação como Mistério

 

Em Jó 38–41, Deus questiona Jó sobre os fundamentos da criação,  ressaltando que a sabedoria humana é limitada diante do Criador. O discurso  divino apresenta imagens poéticas da criação como um ato soberano e  incompreensível. 

Os Salmos e a Adoração ao Criador 

 

Os Salmos celebram a criação como manifestação do poder e glória de  Deus: 

 

  • Salmo 19:1 – “Os céus declaram a glória de Deus, e o firmamento  anuncia a obra das suas mãos”. 

 

  • Salmo 104 – Descreve a provisão divina na natureza. 

Esses textos demonstram que a criação não é apenas um evento passado,  mas uma realidade contínua sustentada por Deus. 

O Novo Testamento: Cristo e a Criação 

 

No Novo Testamento, Cristo é identificado como agente da criação:

 

  • João 1:1-3 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus,  e o Verbo era Deus (…). Todas as coisas foram feitas por Ele”.
  • Colossenses 1:16-17 – “Porque nele foram criadas todas as  coisas nos céus e na terra”. 

 

A teologia paulina revela que a criação é orientada para Cristo e que, por  meio dele, ocorre a nova criação (2 Coríntios 5:17). 

 

A teologia paulina sempre foi alvo de estudos. Atualmente, nos cursos de pós-graduação em Teologia, ela é bastante estudada. Isso ocorre para que haja um debate sério a respeito de suas mensagens.

Reflexões Filosóficas e Teológicas sobre a Doutrina da Criação 

Existem algumas reflexões comuns sobre a doutrina da Criação, sendo que as mais conhecidas são:

 

A Criação e o Problema do Tempo 

 

Santo Agostinho (1997) argumenta que Deus criou o tempo junto com o  mundo e, portanto, a criação não ocorreu “dentro” do tempo, mas foi um ato  atemporal da vontade divina. 

4.2. Criacionismo e Ciência 

 

A interpretação da criação gera debates entre criacionistas e cientistas.

Enquanto o criacionismo bíblico defende uma leitura literal da criação, a teologia contemporânea busca harmonizar a fé com as descobertas científicas,  considerando o evolucionismo teísta como uma possibilidade (COLLINS, 2006). 

 

O mistério da criação, ou doutrina da criação, como revelado na Sagrada Escritura, não pode ser  plenamente compreendido, mas aponta para a soberania de Deus e sua relação  com o mundo.

 

A narrativa bíblica destaca a ordem, bondade e finalidade da  criação, enquanto os textos sapienciais e neotestamentários ampliam sua  compreensão teológica.

 

O estudo da criação continua sendo um tema central na  teologia cristã, exigindo diálogo entre fé, filosofia e ciência.

 

Sendo assim, para estudar melhor a doutrina da criação, é essencial estudo. Para isso, atualmente uma boa opção é a pós-graduação em Teologia, que se tornou um pilar educacional incrível para quem busca melhor compreensão das Escrituras

 

Texto por Prof. Dr. Erik Dorff Schmitz

 

Erik Dorff Schmitz é Doutor e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC;  Graduando em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Bacharel  em Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina – FACASC, Bacharel em Filosofia pela  Faculdade São Luiz – FSL.

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