O plágio é uma questão séria no ambiente acadêmico, particularmente em cursos de pós-graduação, como o MBA em Gestão de Igreja. No mundo teológico, especialmente nos cursos de pós-graduação em Teologia, o plágio é bastante discutido, a fim de ser evitado para garantir melhores trabalhos acadêmicos.
Na prática, o plágio compromete a integridade intelectual dos estudantes e afeta negativamente a qualidade das pesquisas e do conhecimento gerado. A discussão sobre o impacto do plágio é essencial para compreender suas consequências e as medidas preventivas necessárias.

O Impacto do Plágio na Pós-graduação em Teologia
Plágio pode ser definido como a apropriação indevida de ideias, palavras ou trabalhos de outras pessoas sem dar o devido crédito. Essa prática pode ocorrer de várias formas, desde a cópia literal de textos até a reformulação de ideias sem a devida referência.
No meio acadêmico, o plágio é considerado antiético e pode acarretar sérias consequências, como a reprovação de trabalhos, suspensão ou até mesmo expulsão do curso.
Segundo Krokosz (2015), o plágio não apenas compromete a ética acadêmica, mas também enfraquece a credibilidade das instituições de ensino.
Na pós-graduaçaõ em Teologia, o plágio se torna inaceitável. Isso porque compromete a integridade dos textos que usam desse recursos. Atualmente, os melhores cursos de pós-graduação em Teologia pelo MEC abominam o uso do plágio, para garantir melhor qualidade dos seus textos publicados.
Principais Impactos do Plágio
Um dos principais impactos do plágio é a degradação da qualidade das pesquisas. Estudantes que recorrem ao plágio deixam de desenvolver habilidades essenciais de pensamento crítico e análise, resultando em trabalhos que não contribuem de maneira significativa para o campo de estudo.
Além disso, esses trabalhos podem conter informações incorretas ou desatualizadas. A Universidade Federal de Minas Gerais (2018) aponta que o plágio mina a confiança entre estudantes e professores, criando um ambiente de desconfiança e desonestidade.
O plágio também pode ter um impacto negativo na reputação do estudante e da instituição. Estudantes que são pegos plagiando podem sofrer danos à sua reputação acadêmica e profissional, o que pode dificultar suas oportunidades futuras de carreira.
Para as instituições, casos de plágio podem prejudicar sua credibilidade e atratividade. Assim, afetando a percepção pública e a qualidade de sua formação.
Conforme Pithan (2013), o plágio acadêmico é um problema ético, jurídico e pedagógico que exige uma abordagem multidimensional para ser eficazmente combatido.
Como Prevenir o Plágio?
Para prevenir o plágio, é fundamental promover uma cultura de integridade acadêmica e fornecer orientação clara sobre as normas de citação e referência.
As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são um guia essencial para a formatação e citação de referências em trabalhos acadêmicos. Seguir essas normas ajuda a garantir que os estudantes dêem o devido crédito aos autores originais e evitem o plágio (ABNT, 2018).
Professores e orientadores também desempenham um papel crucial na educação dos estudantes sobre o plágio e suas consequências. Eles podem fornecer workshops, palestras e materiais didáticos que abordem o tema e incentivem práticas de pesquisa ética.
O uso de softwares de detecção de plágio, como o Turnitin, pode ser uma ferramenta útil para identificar e prevenir casos de plágio. Assim, consegue garantir a originalidade dos trabalhos apresentados.
A partir do uso dessas ferramentas, muitos cursos de Teologia, bem como a pós-graduação em Teologia, previnem o uso indevido de informações, garantindo um texto mais limpo e eficiete.
Em resumo, o plágio é um problema sério que afeta tanto os estudantes quanto as instituições de ensino.
Para mitigar seus impactos, é necessário promover uma cultura de integridade acadêmica, fornecer orientação clara sobre as normas de citação e referência e educar os estudantes sobre as consequências do plágio.
Somente assim será possível garantir a qualidade e a ética das pesquisas acadêmicas, contribuindo para o avanço do conhecimento de forma honesta e responsável.
Texto por Prof. Dr. Elizeu Bandeira de Lima