A JORNADA DA FÉ


Extraído do Livro Espiritualidades contemporâneas de Cláudio Ribeiro

Teologia no Plural, certificado pela Universidade Metodista de São Paulo no diretório de grupos de pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), e por mim liderado, reúne estudantes de teologia e de ciências da religião e tem se preocupado com a importância da lógica plural para o método teológico.
Em resumo, partimos da identificação de aspectos que, nas últimas décadas, têm limitado ou facilitado o alargamento do método e consequentemente oferecido menor ou maior capacidade de formulação de respostas teológicas con- sistentes diante da complexidade da realidade social latino-ame- ricana, em especial a diferença cultural nas linguagens da religião no Brasil e o pluralismo religioso.

O grupo está integrado à área “Linguagens da religião”, dentro da linha de pesquisa “Teologia das religiões e cultura” do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, da Univer- sidade, e nela responde ao eixo temático “Conhecimento Social, Mediações Socioculturais e Inclusão para a Cidadania”. Ele está articulado com o já referido Grupo de Trabalho “Espiritualidades contemporâneas, pluralidade religiosa e diálogo”, coordenado pe- los professores Roberlei Panasiewicz (PuC-Minas), Gilbraz Ara- gão (UnICap-pe) e por mim (Umesp).
Em linhas gerais, o Gt se orienta da seguinte forma:
Diante do contexto culturalmente plural em que nos en- contramos e que desafia as tradições religiosas, acreditamos estar frente a uma grande oportunidade para o diálogo entre as diver- sas religiões. Sem renegar ou desconhecer o que há de único e ir- revogável em cada religião, trata-se de perceber, no convívio com a diversidade, o que é essencial em cada tradição e, portanto, de manifestar um dinamismo espiritual que está entre e para além das religiões. Incluem-se nessa espiritualidade aquelas expressões laicas e sem deus e o diálogo inter-religioso que elas todas propor- cionam faz repensar o compromisso ético das religiões para com a paz mundial. O Gt está aberto ao debate de pesquisas sobre a aplicação da espiritualidade no cotidiano; aos estágios do desen- volvimento da experiência espiritual e a função da meditação, bem como sobre os desvios do comportamento supersticioso e do misticismo. Estuda a pluralidade religiosa atual e tendências de diálogo na contemporaneidade. Esperamos, com tais discussões, propor respostas para aqueles que negam qualquer validade da religião na sociedade contemporânea e, talvez, o caminho para uma nova compreensão da religiosidade, que se contraponha ao flagrante fundamentalismo religioso de nossos dias. Pretendemos subsidiar, teoricamente, as práticas de diálogo inter-religioso que vêm sendo ensaiadas com apoio dos Programas de Ciências da Religião e Teologia no Brasil, para verificar a plausibilidade de uma mística comum e transreligiosa para o nosso tempo de trans- formações axiais.

Com essa perspectiva, organizamos o seminário e mostra- mos os seus principais conteúdos. Na primeira parte do livro, “Pluralismo religioso e diálogo”, apresentamos o registro das conferências principais do evento, cujos conteúdos norteiam as preocupações teóricas do grupo.
Trata-se das contribuições de Roberlei Panasiewicz em “O paradigma pós-religional desafia a teologia do pluralismo religioso”, de Gilbráz Aragão em “Pers- pectivas transreligiosas e o estudo das religiões” e de Claudio de Oliveira Ribeiro em “Pluralismo religioso, democracia e direitos humanos”.
A segunda parte do livro, “Pluralidade religiosa no Brasil”, sintetiza os conteúdos de um painel sobre a diversidade religio- sa brasileira, especialmente a inerente a vivência interna de cada grupo. Reconhecemos que muitas outras expressões religiosas poderiam constar do debate, mas nossa delimitação seguiu cri- térios internos das atividades mais recentes do grupo. Em linhas gerais, apresentamos reflexões em torno dos seguintes temas: “A diversidade religiosa afro-brasileira e a formação teológica” (Érica Jorge, Faculdade Teológica Umbandista), “A pluralidade interna do catolicismo brasileiro” (Brenda Carranza, PuC-Campinas), “Caleidoscópio missionário: imagens da religião messiânica no Brasil” (Andréa Gomes Santiago Tomita, Faculdade
Messiânica) e “O respeito à alteridade e à diversidade religiosa: um olhar dos espíritas” (Franklin Félix de Lima, Movimento Espiritismo e
Di- reitos Humanos).
A terceira parte, “Experiências inter-religiosas e Direitos Humanos”, resume as exposições de três significativas iniciativas: “A experiência da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR)” (Babalawo Ivanir dos Santos), “O inter-religioso em Koi- nonia – Presença Ecumênica e Serviço” (Yaô Ana Martins Gual- berto) e “A experiência inter-religiosa no contexto cristão” (Pas- tora Lusmarina Campos Garcia). A segunda e a terceira partes foram editadas por Paulo Roberto Salles Garcia, de Bela Prosa.
Por fim, apresentamos um resumo das pesquisas desenvol- vidas pelo grupo Teologia no Plural, com a intenção de socializar os resultados e, com isso, abrir novos debates e indicar novas pers- pectivas para análises.
Nossa expectativa é que a leitura, a reflexão e o debate des- tes textos possam gerar novos enfoques, perspectivas e caminhos de aprofundamento de temas e situações tão complexas.

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